Calcio, Vitaminas, Minerais, Complexo de Vitaminas
Banner topo
Cálcio

CálcioCálcio - A favor da pressão

O cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração, em São Paulo, confirma a relação entre consumo do nutriente e redução da pressão arterial.

"O mecanismo preciso ainda não está totalmente elucidado", ressalva o médico, que é autor do livro A Dieta do Coração, lançado por SAÚDE!. "O que se deduz é que o cálcio esteja diretamente envolvido com a excreção de sódio".

E quanto menos sódio, tanto melhor, pois a substância atrapalha o movimento de dilatação e contração dos vasos, dificultando a circulação sangüínea.

"O cálcio ajuda a transmitir impulsos nervosos", conta a nutricionista Késia Quintaes, da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Ele participa de trocas entre os neurônios, contribuindo para que o sistema nervoso funcione direito. Entretanto, é bom frisar que seu excesso tem sido apontado como uma ameaça para o cérebro.

Um trabalho da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que idosos que exageram na dose são mais propensos a lesões por trás de doenças como o Parkinson.

CálcioO problema — que cresce no mundo inteiro — resulta da soma de glicose elevada, pressão alta e alteração nos níveis de colesterol e triglicérides.

Uma mistura explosiva que bota o coração em risco. A boa notícia é que o mineral desponta em estudos como aliado contra o mal.
Uma análise de diversos trabalhos, recém-publicada no periódico científico americano The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, mostra uma associação entre o consumo de alimentos ricos no mineral e a diminuição do risco da síndrome.

A maioria das pesquisas não menciona a suplementação para alcançar os bons efeitos do cálcio. Dá certo tirar proveito das fontes naturais. Até porque, como reza a cartilha da boa nutrição, exageros nunca são bem-vindos nem mesmo quando a substância apresenta uma penca de benefícios à saúde.

Obs:Excessos têm sido associados ao surgimento do câncer de próstata, entre outros males. Por isso, pílulas só devem ser engolidas com aval de um especialista. Por outro lado, aquela velha história de que o mineral pode provocar pedras nos rins virou lenda. Ficou claro para a ciência que, ao contrário, ele ajuda a equilibrar os níveis de oxalato, uma substância que contribui para a encrenca. Ou seja, tem efeito preventivo.

"REDE DESCONTO - A Sua Loja na Internet" - Ótimos Preços e Excelentes Condições de Pagamento!
Clique Aqui e Acesse o Shopping Online - Tel:. (11) 3010.1234 - Email:. sac@rededesconto.com.br